O Memória João Pessoa é um Projeto de Extensão vinculado ao Departamento de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba. Reconhecida a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a preservação do patrimônio da cidade de João Pessoa, o projeto surgiu da ideia de divulgar de forma fácil e acessível a história local. Nascido em 2006, o Memória conta com a participação de estudantes bolsistas e voluntários, dos cursos de arquitetura e urbanismo, mídias digitais e computação, sob a coordenação dos professores Maria Berthilde e Ivan Cavalcanti Filho
O projeto visa promover a educação patrimonial, tendo como resultado um portal eletrônico e uma fanpage no Facebook. Na páginapode-se conhecer o patrimônio que registra a história e a memória da cidade de João Pessoa: seus edifícios mais significativos e os sítios urbanos que a ela dão identidade. Além destas informações, a página permite acesso a links como o das “Vivências”, “Jogos”, “Postais” e “Galeria”, que se utilizam de recursos como vídeos, histórias em quadrinhos, jogos da memória e sete erros, direcionados a apresentar e fixar imagens recentes e antigas de edifícios e espaços públicos significativos da cidade. Todos os links objetivam o envolvimento do usuário com as questões patrimoniais.
Através da fanpage é possível estar sempre inserido nas discussões sobre o patrimônio, por meio das notícias e curiosidade postadas diariamente. Além disso, o Facebook do Memória João Pessoa configura-se como o meio mais rápido de comunicação entre a sociedade e o projeto, seja para dúvidas, críticas ou contribuições com dados e fotos.
Outra meta do projeto é a realização de oficinas em escolas, onde jogos e recursos multimídia são utilizados como suporte à educação patrimonial para crianças e adolescentes.
Assim sendo, o Memória João Pessoa tem como missão informatizar a história e promover a educação patrimonial da população - detentores do patrimônio, tornando-a aliada na preservação desse tesouro, mediante compreensão de sua importância.
Para mais informações sobre o projeto, por favor, acesse a página do Memória João Pessoa.